segunda-feira, 19 de novembro de 2012


História de Lisboa, Portugal


A história de Portugal é dominada pelas descobertas dos exploradores marítimos, as mais importantes das quais datam do princípio do século XV. A época dourada dos descobrimentos foi iniciada pelo Infante Dom Henrique, o Navegador, que queria quebrar o monopólio árabe das rotas comerciais de África e da Ásia. Os famosos exploradores portugueses incluem Bartolomeu Dias, que foi o primeiro europeu a passar o Cabo da Boa Esperança em 1487, Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia, Pedro Álvares Cabral, que foi o primeiro europeu a pôr os olhos no Brasil em 1500, e Fernão de Magalhães, que foi a primeira pessoa a atravessar todos os meridianos do globo. Esta época viu o sucesso dos exploradores portugueses em adquirir o monopólio da maioria do negócio das especiarias e as suas expedições ao Japão e ao Novo Mundo trouxeram grandes riquezas e poderio a Portugal. As novas descobertas não só trouxeram riquezas em termos de ouro, prata e especiarias, mas também poder e influência. A difusão do Catolicismo foi talvez o mais duradouro dos efeitos dos descobrimentos

domingo, 18 de novembro de 2012


Igreja da Santíssima Trindade em Fátima será a maior do país



Sonhada há já 30 anos, a nova igreja da Santíssima Trindade será o maior recinto público fechado do país. A Obra do arquitecto greco-ortodoxo Alexandros N. Tombazis combina a luz e a tecnologia. Tem forma circular, com 125 metros de diâmetro, e é sustentada por um grande pilar que suporta toda a cobertura e evita colunas no interior do templo.
Com um volume de quase 130 000 metros cúbicos e uma altura média de 15 metros (a altura exterior ultrapassa levemente a actual colunata, permanecendo a torre da Basílica como o elemento dominante), a nova igreja de Fátima tem uma nave central de nove mil lugares sentados, configurada para duas capacidades diferentes: um primeiro espaço para 3175 pessoas, separado por um biombo, poder ser completamente aberto em caso de necessidade.

No altar está colocado sobre uma caixa de prata, o fragmento marmóreo retirado do túmulo de S. Pedro no Vaticano e oferecido pelo Papa João Paulo II.

Ao centro do Altar, está suspenso um grande crucifixo de bronze esculpido pela irlandesa Catherine Green, de 7,5 metros de altura, com características iconográficas próximas da arte bizantina: "um Cristo não tanto sofredor, mas sim um Cristo pascal, redentor, de Glória para a Santíssima Trindade", como explicou aos jornalistas o Reitor do Santuário.

No presbitério está ainda uma imagem da Nossa Senhora de Fátima esculpida em mármore branco de Carrara, com três metros de altura da autoria do italiano Benedetto Pietrogrande.

A parede atrás do altar é decorada por um grande painel que tem cerca de 500 metros quadrados, de ouro e terracota, da autoria do jesuíta esloveno, Pe. Marko Ivan Rupnik. A obra intitula-se “Chamamento Universal da Igreja”, relacionada com a Jerusalém Celeste de que fala o Apocalipse nos Capítulos 21 e 22.

O interior da igreja é iluminado pelo tecto, através de janelas viradas para Norte (sheds), dando prioridade à luz natural. Será possível mudar a iluminação, em diferentes lugares e com diferentes intensidades, com a ajuda de um sistema computorizado. Simbolicamente, a orientação dos sheds lança o olhar em direcção à Basílica já existente.


sábado, 17 de novembro de 2012

CASCAIS E ESTORIL


 Estoril e cascais, são vilas portuguesas  no Distrito de Lisboa. São centros turísticos de renome internacional. Todos que as visitam ficam impressionados . Em cada curva, em cada direção que voce olhar um cenário bonito de se ver, seja nas construções, na navegação ou no mar, Cascais e Estoril, um verdadeiro pedaço do paraiso plantado em solo português.

 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CABO DA ROCA

Farol do cabo da RocaCabo da Roca, conhecido como o nariz da Europa, se encontra situado no ponto mais ocidental da Europa. No Cabo da Roca se encontra o Farol , torre triagular com 165m sobre o nível do mar, com edifícios anexos, a luz branca do farol tem um alcance de 26 milhas. Desde seus arredores se observa uma vista espetacular do oceano e de todo seu território. cabo da Roca, onde a terra acaba e o mar começa.

SINTRA

A cidade de Sintra é o local preferido de veraneio dos reis portugueses, nela está localizado o Palácio Nacional de Sintra conhecido como Palácio da Vila, o que chama atenção nele são as enormes chaminés gêmeas. o Palácio Nacional de Sintra é considerado a mais importante construção áulico-realenga, erguido em duas etapas uma no reinado de D. João I e outro no de D. Manoel I.
O Palácio da Pena foi construido pelo Mouros, é também muito bonito , foi construido no alto da Serra de Sintra.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

VILA NOVA DE GAIA



Gaia é um município português no Distrito de Porto. A cidade está localizada a margem sul da foz do Rio Douro, onde fica localizada as caves do famoso vinho do Porto.

 

domingo, 11 de novembro de 2012

PORTO


Cidade portuguesa situada no noroeste da Península Ibérica. É conhecida como a cidade invícta. É a cidade que deu nome a Portugal, conhecida mundialmente pelo seus vinhos,  pelas  suas pontes e arquiteturas contemporâneas e antigas e pelos seus clubes de futebol. as Caves de vinho do Porto é uma importante atração turística.
É uma cidade encantadora situada nas encostas do Rio Douro classificada como Patrimõnio Mundial pela UNESCO graças aos seus belos monumentos e edifícios históricos, como a imponente a catedral da Sé ou a Torre dos Clérigos,  mais alta do país com 225 degraus,  é a segunda maior didade de Portugal.

domingo, 4 de novembro de 2012

GUIMARÃES- PORTUGAL

Cidade portuguesa situada no distrito de Braga, É uma das mais importantes  cidade histórica do país, sendo o seu centro histórico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade.


domingo, 28 de outubro de 2012

SANTIAGO DE COMPOSTELA - ESPANHA

Santiago de Compostela é a capital da galiza, localiza-se na província da Corunha na Espanha. É uma cidade mundialmente famosa  pela sua catedral de barroco onde os peregrinos que perfazem os caminhos de Santiago de Compostela deparam-se com o túmulo de Santiago, um dos apóstolo de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi transladado para aquele lugar.
O crescimento da cidade, está ligado à descoberta dos restos mortais do Apóstolo Santiago entre 820 e 825.
Santiago é um dos lugares mais mágicos e cheios de encantos. Devido a beleza e valor dos monumentos é uma referência no campo da perigrinação pelo famoso Caminho de Santiago, merece bem o título  de Patrimônio Mundial e da Humanidade pela UNESCO.

 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SECRETARIA DE CULTURA REALIZA O 3º GERABRAÇO


A Secretaria Municipal de  Cultura da cidade de Major Sales-RN, em parceria com o Museu Cultural, Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar, Clube Leituidade e Biblioteca Municipal Ivi Mafalado da Silveira , realizou hoje dia 19 de outubro o 3º Gerabraço ( encontro de gerações ) na Escola Municipal Tonheira Germano na comunidade de Fazenda Nova.
O evento teve como objetivo fazer um resgate das histórias e cantigas de rodas dos tempos passados comparando com o nosso tempo atual.
O Pontinho de Cultura, contou a história do Pintinho, o vovó Letrinha e D. Litera representado por Consolação Limão e Mônica Brasil contou a história do Velho e a Mosca e seu José Brasil fez um resgate das histórias de sua infância.
Em seguida crianças e adultos interagiram cantando cantigas de roda com muita alegria e animação, encerrando o evento.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA DA CRIANÇA

A Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Major Sales-RN, realizou sábado dia 13 no Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar, uma tarde bastante animada com toda a criançada cadastrada no Pontinho de Cultura em comemoração ao Dia da Criança.
Músicas, danças, brincadeiras e muitas guloseimas alegrou  a tarde deixando as crianças felizes e bastante satisfeitas no seu dia tão importante.
Depois de muita animação, foi destribuido brindes a todas as crianças que estavam presente deixando ainda mais contentes.

 

domingo, 14 de outubro de 2012

FOTOS DA CASA DE SANTA BERNADETTE EM LOURDES-FRANÇA

 
 
 
 

LOURDES _ FRANÇA


Lourdes é uma cidade francesa situada no departamento dos Altos Pirineus.
Em Lourdes, numa pequena gruta junto a Gave de Pau, apareceu algumas vezes a Virgem Maria a uma menina de nome Bernadette de Soubirous em 1858. Após a aprovação da igreja católica nesta matéria das aparições, Lourdes tornou-se uma das localidades de maior destaque em toda a França.
Hoje em dia, o Santuário de Lourdes é um dos maiores centros de perigrinações do mundo católico.



As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, dizem que apareceu em 1274, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma "dama" na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e um amigo.[1] A "dama" também apareceu em outras ocasiões para Bernadette até os dezessete anos.

Bernadette Soubirous foi canonizada como santa, por suas visões da Virgem Maria. A primeira aparição da "Senhora", relatada por Bernadette foi em 11 de fevereiro. O Papa Pio IX autorizou o bispo local para permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes, em 1862.

Em 11 de Fevereiro de 1858, Bernadette Soubirous foi com a irmã Toinette e Jeanne Abadie para recolher um pouco de lenha, a fim de vendê-la e poder comprar pão. Quando ela tirou os sapatos e as meias para atravessar a água, junto à das gruta de Massabielle, ela ouviu o som de duas rajadas de vento, mas as árvores e arbustos não se mexaram. Bernadette viu uma luz na gruta e uma menina, tão pequena como ela, vestida de branco, com uma faixa-azul presa em sua cintura com um rosário em suas mãos em oração e rosas de ouro amarelo, uma em cada pé. Bernadette tentou manter isso em segredo, mas Toinette disse a mãe. Por essa razão ela e sua irmã receberam castigo corporal pela sua história.[2][3] Três dias depois, Bernadete voltou à gruta com as outras duas meninas. Ela trouxe água benta para utilizar na aparição, a fim testá-la e saber se não "era maligna", porém a visão apenas inclinou a cabeça com gratidão, quando a água foi dada a ela.[4]

Em 18 de fevereiro, ela foi informada pela senhora para retornar à gruta, durante um período de duas semanas. A senhora teria dito: "Eu prometo fazer você feliz não neste mundo, mas no próximo".[5] Após a notícia se espalhar, as autoridades policiais e municipais começaram a ter interesse. Bernadette foi proibida pelos pais e o comissário de polícia Jacomet para ir lá novamente, mas ela foi assim mesmo. No dia 24 de Fevereiro, a aparição pediu oração e penitência pela conversão dos pecadores. No dia seguinte, a aparição convidou Bernadette a cavar o chão e beber a água da nascente que encontrou lá. Como a notícia se espalhou, essa água, foi administrada em pacientes de todos os tipos, e muitas curas milagrosas foram noticiadas. Sete dessas curas foram confirmados como desprovidas de qualquer explicação médica pelo professor Verges, em 1860. A primeira pessoa com um milagre certificado era uma mulher, cuja mão direita tinha sido deformada em conseqüência de um acidente. O governo vedou a Gruta e emitiu sanções mais duras para alguém que tentasse chegar perto da área fora dos limites. No processo, as aparições de Lourdes tornaram-se uma questão nacional na França, resultando na intervenção do imperador Napoleão III, com uma ordem para reabrir a gruta em 4 de Outubro de 1858. A Igreja decidiu ficar completamente longe da polêmica.
Bernadette, conhecendo as localidades bem, conseguiu visitar a gruta à noite, mesmo quando vedada pelo governo. Lá, em 25 de março, a aparição lhe disse: "Eu sou a Imaculada Conceição" ("que soy era Immaculada concepciou"). No domingo de Páscoa, 7 de abril, o médico examinou Bernadette e observou que suas mãos seguravam uma vela acesa e mesmo assim não possuiam qualquer queimaduras.[6] Em 16 de Julho, Bernadette foi pela última vez à Gruta e relatou que "Eu nunca a tinha visto tão bonita antes".[6] A Igreja, diante de perguntas de nível nacional, decidiu instituir uma comissão

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NEVERS- FRANÇA


Nevers, cidade francesa na região administrativa de Borgonha, onde está o corpo incorrupto de Santa Bernadette que morreu aos 35 anos e depois de 46 anos seu corpo foi desenterrado, estava incorrupto e trouxeram para o Convento de Saint Gildard em Nevers.
Veja  a história:

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

LISIEUX- FRANÇA

A encantadora cidade de Lisieux está localizada a 195 quilômetros de Paris, uma cidade de clima agradavel com monumentos históricos  bem conservados que enriquecem a arquitetura local.
A fama da cidade deve-se à Santa Terezinha, que viveu sua infância e glorificação em Lisieux, frequentando as igrejas de São Tiago e São Pedro, existentes até hoje.
Um milhão de peregrinos visitam Lisieux anualmemte interessados em visitarem os lugares frequentados pela santa.
Santa Terezinha é conhecida no mundo inteiro, espalha rosas nos cinco continentes.
Aos 15 anos, recebeu do Papa XIII a permissão de entrar no convento. Tornou-se para a igreja o modelo de missão, por isso é conhecida a padroeira dos missionários.
Morreu aos 24 anos de tuberculose.

domingo, 30 de setembro de 2012

PARIS

Paris é capital e a mais populosa  da França. È uma cidade importante na história do mundo.
Simbolo da cultura francesa, atrai  quase trinta milhões de visitanates por ano, ocupa um lugar propoderante no mundo da moda e do luxo.
Paris está implantado sobre o rio sena cortando a cidade formando um arco.
Existe várias atrações turística como:  Torre Eiffel, construida em 1889 que é o principal símbolo do país,
 Arco do Trinufo construido por Napoleão Bonaparte em homenagem as vitórias e aos mortos que morreram no campo de batalha,  Catedral de Notre-Dame, localizada no

terça-feira, 25 de setembro de 2012

SANTUÁRIO EUROPEU

O Blog Terra da Cultura em nome de Fátima Morais e José Fortunato, parabeniza a Ravena Turismo, empresa de João Pessoa -PB, pelo belíssmo passeio ao Santuário Europeu : França, Espanha e Portugal com uma turma maravilhosa que nos encantou e deixou bastante saudades.
Agradecer a Soninha e Costa pela paciência,  amor, dedicação e carinho com todos nós e a nossa querida guia Selma que veio de Israel nos acompanhar em todos os momentos.
Foram dias lindos e maravilhosos compartilhando juntos momentos bons e de muita emoção.
A  vocês e a toda aquela turminha boa e animada o nosso afetuoso abraço.
Esperamos nos encontrarmos nas próximas viagens.

Em breve postarei as fotos de toda nossa viagem.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

PROJETO FOLCLORE

O Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar, desenvolveu durante todo o mês de agosto o Projeto Folclore trabalhando com as crianças atividades relacionadas ao tema, como: histórias, adivinhações, provérbios,  jogos, brincadeiras, parlendas, cantigas de rodas, músicas e danças, encerrando sábado dia primeiro com a culminância do projeto.


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PLANO NACIONAL DE CULTURA

Plano Nacional de Cultura

MinC lança publicação com as metas para a Cultura até o ano de 2020

Com o objetivo de traduzir as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) para a sociedade brasileira, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), produziu uma publicação sobre o tema de forma didática e lúdica.
Neste trabalho, as metas são apresentadas com textos sintéticos e imagens que contribuem para sua compreensão.
Aprovadas em dezembro do ano passado, as metas foram construídas de forma coletiva, envolvendo a sociedade civil e todas as unidades do Sistema MinC.
O lançamento da publicação representa um importante passo na consolidação do Plano Nacional de Cultura. O material será disponibilizado em formato impresso e também em formato digital, para download no site do MinC.
Envio de exemplares
Para que a publicação atinja seus objetivos, serão enviados exemplares a todos os estados e municípios do país, aos conselhos de cultura, universidades, pontões de cultura e aos parlamentares das comissões e frentes de cultura do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas.
Ao tornar públicas cada uma das 53 metas, o MinC pretende estimular gestores públicos estaduais, municipais e do Distrito Federal; cidadãos; artistas; representantes de culturas tradicionais e populares; produtores e consumidores da cultura; para que possam se reconhecer nas metas e saber como contribuir com cada uma delas.
O PNC foi escrito por milhares de mãos, por meio de diferentes instâncias e espaços de experimentação e participação. É um plano que reflete o esforço coletivo para assegurar o total exercício dos direitos culturais dos brasileiros e das brasileiras de todas as situações econômicas, localizações, origens étnicas e faixas etárias.
Dimensões
O Plano se estrutura em três dimensões complementares: a cultura como expressão simbólica; como direito de cidadania; e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Essas dimensões, por sua vez, desdobram-se nas metas.
As metas do PNC deverão ser cumpridas até 2020 e concretizam as demandas expressas nas 275 ações do Plano, as quais representam os anseios de milhares de brasileiros e brasileiras, reunidos em múltiplas conferências e fóruns realizados por todo o país desde 2003.
O alcance dessas metas depende da apropriação federativa, ou seja, da participação dos estados e municípios, que devem também criar seus planos de cultura e dar concretude ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

6ª Primavera de Museus: lançado o guia da programação

Já está disponível no site do Ibram o Guia da Programação da 6ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 24 e 30 de setembro. Mais de 800 museus e outras instituições culturais têm participação confirmada na temporada, que este ano traz como tema “A Função Social dos Museus”. Veja aqui.
Com mais de 2.400 eventos em 364 municípios, a programação atinge todos os estados e o Distrito Federal. Pela primeira vez, também participará da iniciativa uma instituição de outro país: o Museo Etnolóxico, de Ribadavia (província de Ourense), na Espanha.
Outra novidade na edição deste ano é uma parceria firmada pelo Ibram com o MetrôRio que vai garantir desconto na entrada de dez museus para usuários do cartão pré-pago e funcionários da empresa. Do dia 1º a 23 de setembro, os descontos serão de 50% e do dia 24 a 30 de setembro, semana da Primavera dos Museus, os descontos serão de 100%. O MetrôRio também vai indicar a visitação de 13 museus gratuitos próximos a estações.
Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos da atualidade através de eventos como exposições, seminários, oficinas e palestras, entre outros.
O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE

O Clube Leituidade  da cidade de Major Sales-RN com o apóio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou hoje dia 22 de agosto uma tarde diferente em comemoração ao Dia do Folclore com a participação do Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar e o Grupo de Idosos Alegria de Viver com :  músicas, histórias, adivinhações, provérbios, cantigas de rodas, brincadeiras, rimas, crendices, supertições, encerrando com um desfile de personagens folclóricas pelas crianças do Pontinho de Culrura.
Foi uma tarde bastante divertida com a integração de crianças e pessoas da terceira idade .

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

COMUNICADO



 

COMUNICADO IMPORTANTE

 

Atenção: Você que mora no município de Major Sales e já completou 12 anos de idade ou mais e ainda não tem documentos pessoais não perca essa oportunidade o PROGRAMA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO vai está em nosso município quinta e sexta feira próxima (09 e 10 de agosto de 2012. A ação se dá por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.


RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS QUE SERÃO EMITIDOS:

 

1- Certidões de Nascimento e Casamento;
2- Carteira de Identidade;
3- Carteira de Trabalho;
4- CPF;
5- Inscrição Previdenciária.

REQUISITOS: O PÚBLICO PRIORITÁRIO é a MULHER TRABALHADORA RURAL. No entanto, também os seus familiares podem participar da ação.

1.    Certidões de Nascimento e Casamento (órgão emissor – Cartório de Registro Civil de Major Sales): serão emitidas segundas vias da Certidão de Nascimento, e também de Casamento para as pessoas que são registradas no Cartório Único de Major Sales.
2.    Carteira de Identidade (órgão emissor – ITEP): serão emitidas primeiras e segundas vias, sendo que a primeira via é entregue na hora. A segunda via é entregue em cerca de 40 a 50 dias. Podem tirar a Carteira de Identidade mulheres e homens a partir dos 12 anos de idade. É preciso levar Certidão de Nascimento ou de Casamento ORIGINAL; se for o caso de 2ª via, é necessário levar, além de um dos documentos já mencionados, a carteira antiga ou pelo menos o seu número.
3.      Carteira de Trabalho (órgão emissor – MTE/SEJUC): serão emitidas primeiras e segundas vias, e serão entregues em cerca de 30 dias. Podem tirar a Carteira de Trabalho mulheres e homens a partir dos 14 anos de idade. É preciso estar com CPF (quem não tem faz na hora), a Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou de Casamento ORIGINAL ou cópia autenticada em cartório; se for titular da Bolsa Família, levar o cartão; se for o caso de 2ª via, é necessário levar, além de um dos documentos já mencionados, a carteira antiga ou pelo menos o seu número e a série, mais o Boletim de Ocorrência, se for caso de perda ou roubo do documento.
4.      CPF (órgão emissor – SEJUC/Receita Federal): serão emitidas APENAS PRIMEIRAS VIAS impressas em papel e entregues na hora. Podem tirar o CPF mulheres e homens a partir dos 12 anos (se tiver acima de 18 anos tem que levar o Título de Eleitor/a).
5.      Inscrição Previdenciária (órgão emissor – INSS): Podem realizar a Inscrição no INSS, como seguradas/os especiais, mulheres e homens a partir dos 16 anos de idade, desde que exercem a atividade da agricultura ou da pesca.
6. Fotografias: serão feitas no local da ação. Para as pessoas que vão fazer Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho.

A ação acontecerá de 8 às 17h (oito da manhã às cinco da tarde) na quinta e sexta feira (dias 09 e 10 de agosto de 2012) no Telecentro Comunitário localizado a Rua Antonio José da Rocha – centro de Major Sales/RN. A mesma será realizada com apoio da Prefeitura Municipal através das secretarias municipais de Assistência Social, Agricultura, CRAS, SINDICATO e EMATER.
OBS. LEVAR TODOS OS DOCUMENTOS ORIGINAIS QUE TIVER EM CASA

Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes - Prefeita

domingo, 5 de agosto de 2012

IRMÃ LÚCIA DE FÁTIMA DESCREVE A VISÃO DO INFERNO





Em Fátima, a Santa Virgem disse às três crianças videntes que muitas almas vão para o inferno porque não têm ninguém que reze ou faça sacrifícios por elas. Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia descreve a visão do inferno que Nossa Senhora mostrou às três crianças em Fátima:
“Abriu de novo as mãos, como nos dois meses passados. O reflexo pareceu penetrar a terra, e vimos como que um mar de fogo. Mergulhados nesse fogo, os demónios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faúlhas nos grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero, que horrorizava e fazia estremecer de pavor. (Devia ter sido ao deparar com esta vista, que dei esse “ai!”, que dizem ter-me ouvido).
Os demónios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa. Essa visão só durou um momento, graças à nossa bondosa Mãe do Céu, que na primeira aparição tinha prometido levar-nos para o Céu. Sem isso, acho que teriamos morrido de terror e de medo.”

MUSEU DE CERA DE FÁTIMA



Museu de Cera de Fátima
Património, Tradição e Cultura | Museus
O Museu de Cera de Fátima retrata, nas suas 31 cenas, toda a história de Fátima, com 112 figuras de cera devidamente enquadradas no décor e na etnografia da época das aparições, o ano de 1917. No início de 2003, o Museu foi objecto de intervenção, com a requalificação das figuras, introdução de novas tecnologias de iluminação em fibra óptica e efeitos especiais. Foi também acrescentado um novo espaço para exposições temporárias e uma área comercial.

terça-feira, 31 de julho de 2012

CASA ONDE VIVEU OS PASTORINHOS FRANCISCO E JACINTA

Em Fátima- Portugal, a casa onde viveu Francisco e Jacinta Marto e o muro de pedras onde tiraram a famosa foto em outubro de 1917.
Eles foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 13 de maio de 2000.

PASTORINHOS DE FÁTIMA- PORTUGAL

Pastorinhos de Fátima

.
Os Pastorinhos de Fátima (também chamados de Os Três Pastorinhos) foram as três crianças portuguesas que viveram e testemunharam as chamadas aparições de Fátima, ocorridas entre 1916 e 1917, na Cova da Iria.
Os seus nomes eram:
Os pastorinhos tiveram durante o ano de 1916, três aparições de um Anjo, identificado como Anjo da Paz ou Anjo de Portugal. O relato destas aparições permaneceu em segredo até 1937, até Lúcia as divulgar, pela primeira vez, na designada obra Memórias da Irmã Lúcia I. A narração é mais completa dos restantes acontecimentos e o texto definitivo das orações do anjo foi, posteriormente, publicado na obra Memórias da Irmã Lúcia II, escrito em 1941.
Em 1917, as crianças assistiram a seis aparições de Nossa Senhora, entre 13 de Maio e 13 de Outubr

CASA DA VIDENTE LÚCIA
Local onde viveu a vidente Lucia, uma das três pastorinhas de Fátima.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Pontinho de Cultura, Deixe a Criança Brincar, Chega a Comunidade Rural.



A Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales – Ponto de Cultura Tear Cultural – Presidida Pela Produtora Cultural, a Profª. Maria Carlos estabeleceu parceria com a Associação Laura Maria da Conceição e a Escola Mun. Tonheira Germano, para realização de ações itinerante do Pontinho de Cultura, Deixe a Criança Brincar, que acontecerá todas as sexta feira na comunidade de Fazenda Nova – Major Sales/RN.
A referida ação teve inicio hoje dia 13 de julho de 2012.
Veja as Fotos: 

Noticia: Fotos do lançamento do livro Profetas do Tempo‏


A Produtora Cultural, presidente do ponto de Cultura Tear Cultural, Maria Carlos, realizou o lançamento  livro Profetas do tempo no PROJOVEM e no Grupo de Idosos Alegria de Viver em Major Sales, veja as fotos:
 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

6ª Primavera dos Museus

6ª Primavera dos Museus

Instituições museais poderão se inscrever até 10 de agosto em evento do Ibram/MinC
Brasília – O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) abriu o período de inscrições para a 6ª edição do Primavera dos Museus, que terá como tema ‘A Função Social dos Museus’.
O evento acontece entre os dias 24 e 30 de setembro. As inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto.
Após a inscrição, as instituições assumem a responsabilidade da sua realização. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Primavera por meio de um guia virtual a ser publicado na página da instituição.
Realizada sempre no início da estação das flores em uma analogia com o ‘desabrochar’ dos museus, o evento tem como objetivo sensibilizar as instituições e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, o mesmo que ocorre na Semana Nacional de Museus.
Nas cinco edições anteriores, a Primavera dos Museus ofereceu mais de 5 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país.
Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados.
Em 2011, durante a 5ª edição foram promovidas 1.779 atividades, totalizando a participação de 310 cidades de todas as regiões brasileiras.
O tema da 6ª edição é uma homenagem aos 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972, quando houve a ampliação do conceito de museu.

domingo, 8 de julho de 2012

PROCISSÃO DAS VELAS EM FÁTIMA- PORTUGAL

Todas as noites os peregrinos se reunem no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, para a procissão das velas, onde Nossa Senhora derrama muitas bençâos.
Debaixo de chuva e com o frio imenso que faz em Fátima, mesmo assim os fies acompanham a procissão com velas acesas, cantando e orando com muita fé.


História das Aparições




http://www.fatima.pt/pic/1310_ns_4061c35751f75.jpgA 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.
Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco.
A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.
Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a "Senhora do Rosário" e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. 

 Local das apararições de Nossa Senhora de Fátima