domingo, 18 de novembro de 2012


Igreja da Santíssima Trindade em Fátima será a maior do país



Sonhada há já 30 anos, a nova igreja da Santíssima Trindade será o maior recinto público fechado do país. A Obra do arquitecto greco-ortodoxo Alexandros N. Tombazis combina a luz e a tecnologia. Tem forma circular, com 125 metros de diâmetro, e é sustentada por um grande pilar que suporta toda a cobertura e evita colunas no interior do templo.
Com um volume de quase 130 000 metros cúbicos e uma altura média de 15 metros (a altura exterior ultrapassa levemente a actual colunata, permanecendo a torre da Basílica como o elemento dominante), a nova igreja de Fátima tem uma nave central de nove mil lugares sentados, configurada para duas capacidades diferentes: um primeiro espaço para 3175 pessoas, separado por um biombo, poder ser completamente aberto em caso de necessidade.

No altar está colocado sobre uma caixa de prata, o fragmento marmóreo retirado do túmulo de S. Pedro no Vaticano e oferecido pelo Papa João Paulo II.

Ao centro do Altar, está suspenso um grande crucifixo de bronze esculpido pela irlandesa Catherine Green, de 7,5 metros de altura, com características iconográficas próximas da arte bizantina: "um Cristo não tanto sofredor, mas sim um Cristo pascal, redentor, de Glória para a Santíssima Trindade", como explicou aos jornalistas o Reitor do Santuário.

No presbitério está ainda uma imagem da Nossa Senhora de Fátima esculpida em mármore branco de Carrara, com três metros de altura da autoria do italiano Benedetto Pietrogrande.

A parede atrás do altar é decorada por um grande painel que tem cerca de 500 metros quadrados, de ouro e terracota, da autoria do jesuíta esloveno, Pe. Marko Ivan Rupnik. A obra intitula-se “Chamamento Universal da Igreja”, relacionada com a Jerusalém Celeste de que fala o Apocalipse nos Capítulos 21 e 22.

O interior da igreja é iluminado pelo tecto, através de janelas viradas para Norte (sheds), dando prioridade à luz natural. Será possível mudar a iluminação, em diferentes lugares e com diferentes intensidades, com a ajuda de um sistema computorizado. Simbolicamente, a orientação dos sheds lança o olhar em direcção à Basílica já existente.




 
 
 

 
 
 
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário