sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NEVERS- FRANÇA


Nevers, cidade francesa na região administrativa de Borgonha, onde está o corpo incorrupto de Santa Bernadette que morreu aos 35 anos e depois de 46 anos seu corpo foi desenterrado, estava incorrupto e trouxeram para o Convento de Saint Gildard em Nevers.
Veja  a história:


Um dos casos mais impressionantes de corpo incorrupto é o da vidente de Lourdes, Santa Bernadett  Soubirous.

Seu corpo encontra-se exposto na capela do convento de Saint-Gildard, na cidade de Nevers, França, nas condições que podem ser vistas no vídeo abaixo, registrado em julho de 2010.

Junto ao túmulo de Santa Bernadette, um cartaz esclarece:

“O corpo de Santa Bernadette repousa nesta capela desde o dia 3 de agosto de 1925. Ele está intacto e “como petrificado” segundo foi reconhecido pelos médicos juramentados e pelas autoridades civis e religiosas por ocasião das exumações de 1909, 1919 e 1925.

“O rosto e as mãos enegreceram em contato com o ar e foram recobertos com ligeiras máscaras de cera, moldadas diretamente do corpo.

“A posição da cabeça inclinada à esquerda foi tomada pelo corpo dentro do caixão.”

Nas referidas exumações constatou-se:

Na primeira, em 22 de setembro de 1909: na presença do bispo, da Madre superiora, de dois médicos e quatro operários que fizeram juramento de declarar a verdade, o corpo apareceu totalmente preservado, sem odor, a pele tinha cor pálida, os músculos e os ossos estavam unidos pelos ligamentos naturais, dentes e unhas também no seu lugar

Verificou-se que o hábito estava ensopado pela umidade do túmulo e o terço estava completamente enferrujado. As freiras lavaram o corpo, o vestiram e o puseram num ataúde forrado de seda.

Na segunda, em 31 de abril de 1919, o corpo estava no mesmo estado. Apenas que por causa da lavagem feita pelas freiras tinha-se criado mofo no corpo. Foi observado que as veias ainda estavam proeminentes como se estivessem cheias de sangue.

Na terceira, em 18 de abril de 1925, o corpo estava no mesmo estado, com a pele mais escura. Os músculos mostravam-se tonificados, a pele estava elástica e inteira salvo em algumas partes mínimas. O fígado estava elástico, quase normal, quando deveria estar reduzido a pó ou petrificado.

Corpo Incorrupto de Santa Bernadette

Convento onde se encontra o corpo incorrupto de Santa Bernadette





Gruta de Santa Bernadette em Nevers
Após a missa na igreja do convento


Museu de Santa Bernadette
 
 
 
 
 
 
 
 





 

4 comentários:

  1. Sonho em 20.04.13 .

    Eu não sabia que existia uma Santa com o nome de Bernadete.Na verdade não sabia nada sobre ela, até dia 21.04.12, quando fui pesquisar na internet(estou encantada - sou sua devota).

    Sonhei que estava dentro de uma igreja. Antes de vê-la, vi um padre vestido de preto, perto dela.
    Olhei para o lado direito e vi uma "moça"(era a Santa) deitada num caixão aberto.Mesmo deitada ela falou comigo.
    Eu perguntei seu nome e ela sorriu e respondeu:
    “ – Irmã Bernadete”.
    Eu disse: - Vou rezar pela senhora.
    Ela sorriu e disse : “ – Isso é bom!”
    Eu : - Mas, seria bom que a senhora também rezasse.
    Ela : “- Verdade, faz muito tempo que eu não rezo.”
    Falei que a oração é poderosa- da importância de rezarmos. Ela concordou.

    No sonho acordei e estava num convento, ou colégio de freiras.
    Muitas crianças e adolescentes estavam olhavam meu livro, O Sapo, a Rainha e o maior dos sentimentos - O Amor!
    Comentei com umas pessoas, professoras, ou freiras,não me recordo muito bem, que sonhei com a Irmã Bernadete.
    Todos ficaram espantados e surpresos me perguntaram:

    “- Sonhou com a Santa Bernadete?!”
    Não sei se ela é santa, disse-me que se chamava Irmã Bernadete.

    Acordei de verdade e ontem(sonhei de sábado para domingo), pesquisei na internet sobre ela.
    E, descobri que SONHEI COM A SANTA BERNADETE E, QUE ELA FALOU COMIGO.
    Quando vi sua imagem,na internet, nem acreditei, pois a vi em sonho, mesmo. Até com a posição da cabeça em que estava em meu sonho, ela está dentro da redoma de cristal, DENTRO DE UMA IGREJA.( Convento).

    Desde que assisti o vídeo onde ela aparece, senti a imensa vontade de estar perto do corpo de Santa Bernadette.Mas, para mim, sem posses, algo difícil, porque seu corpo está em Nevers - Paris. E eu estou no Brasil.
    Obrigada por postar estas fotos! Assim, sinto mais perto dela.
    Que Santa Bernadette te abençõe!
    Cármen Neves



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto você não puder viajar, você pode ver pela webcam que está em frente à gruta, local onde houve as aparições, onde Bernadete esteve várias vezes:
      https://www.lourdes-france.org/tv-lourdes

      Excluir

  2. PARTICIPANTE.
    INFORMATICA COMPUTADORES CONSERTOS ...LUCIO TÉCNICO ..RUA ACACIO RODRIGUES DE MORAIS 80 .J SALTENSE SALTO CEP 13327 220 FONE 11 9 9724 2111
    EMAIL PRA KEM KIZER E ATÉ TRABALHAR COMIGO...> SPJLSSP@GMAIL.COM
    SALTO SP BRASIL . E TAMBEM ADORO FAZER NOVAS AMIZADES , CURTA E NÃO ESQUEÇA SEU CLICK AS VEZES ATÉ A SUA AMIZADE SIMMMMMM > VALEU MAIS
    UM ABRAÇO MUITO ESPECIAL
    LUCIO . TÉCNICO
    CEP 13327 220 SALTO SP BRASIL

    ResponderExcluir
  3. Santa Bernadete Rogai Por Nos

    ResponderExcluir