segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Biografia do Coroné Cafuçú

Raimundo Ferreira Campos é nascido na cidade de Luiz Gomes, no Oeste do estado do Rio Grande do Norte. Filho de pais paraibanos e agricultores, trabalha desde os seus 20 anos como radialista, e desde então tem se tornado um defensor da cultura popular.

Sua descendência vem do pai do cordel “Leandro Gomes de Barros”. Raimundo também é repentista, poeta popular e humorista, simbolizando no seu personagem "Coroné João Cafuçú", um estilo “amatutado”, que revela a sua essência do típico homem do campo, um sertanejo autêntico.

O Coroné Cafuçú, presente nos principais eventos culturais do Estado, tem feito muito sucesso por onde passa com sua poesia matuta, tocada nas principais rádios do país.


Com três cds lançados Raimundo, digo Coroné, os dois se confundem - o tornou referência da cultura popular no RN. Declamando de forma irreverente, e seu jeito ímpar de contar estórias e causos tem atraído fãs de diversas partes do país. Coroné tem se apresentado nas maiores tvs do Nordeste, como Tv Diário, de Fortaleza, Tv Ponta Negra, Intertv Cabugí, Tv União, de Natal, essa última onde atualmente tem um programa diário que apresenta seus poemas e conta seus causos, citando o dia-dia matuto e as belezas naturais, tão bem expressados em suas poesias.


SEUS TRABALHOS:


No primeiro trabalho o Coroné já foi um sucesso, sendo tocado em grandes rádios do Brasil inteiro e sendo convidado a se apresentar em vários veículos de imprensa do Nordeste. Os poemas “Zé Brocoió”, que aborda o dia-dia do homem matuto; “Me enganei na eleição”, uma crítica política com muito humor; e “Com medo de Lampião”, foram os mais destacados.Após o sucesso deste, logo em seguida veio o segundo cd, com poemas novos e um teor ainda mais descontraído, consagrando o sucesso do personagem. Poemas como: “Casamento de Chica”, “Nas unhas do delegado”, “Com medo de Zé Lotero”, todos com uma trilha sonora bem selecionada e adequada ao estilo nordestino, repetiram o grande sucesso do primeiro cd. Em 2010, Coroné Cafuçú inovou e uniu as belezas das suas poesias à musica. Em grandes parcerias com talentos como o violonista Tico da Costa e o Maestro Bembém Dantas, nasceu assim: Coroné Cafuçú: Hunor, Forró e Poesia. Neste além do estourado "Forró do Coroné", tocada em todas as rádios, autoria do próprio, o cd traz poesias memoráveis como: "Uma prece para São José", Cacimba Doce" e "Meu Jucazeiro".

S
ua luta incansável pela preservação e valorização da cultura nordestina, essa figura "ilustre" tem conseguido desempenhar o seu papel de agente cultural, recebendo o apoio de expressões culturais como Alcimar Monteiro, que deverá gravar um dos seus poemas no seu próximo trabalho.
Fonte: site do Coroné Cafuçú

Nenhum comentário:

Postar um comentário