sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PLANO NACIONAL DE CULTURA

Plano Nacional de Cultura

MinC lança publicação com as metas para a Cultura até o ano de 2020

Com o objetivo de traduzir as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) para a sociedade brasileira, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), produziu uma publicação sobre o tema de forma didática e lúdica.
Neste trabalho, as metas são apresentadas com textos sintéticos e imagens que contribuem para sua compreensão.
Aprovadas em dezembro do ano passado, as metas foram construídas de forma coletiva, envolvendo a sociedade civil e todas as unidades do Sistema MinC.
O lançamento da publicação representa um importante passo na consolidação do Plano Nacional de Cultura. O material será disponibilizado em formato impresso e também em formato digital, para download no site do MinC.
Envio de exemplares
Para que a publicação atinja seus objetivos, serão enviados exemplares a todos os estados e municípios do país, aos conselhos de cultura, universidades, pontões de cultura e aos parlamentares das comissões e frentes de cultura do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas.
Ao tornar públicas cada uma das 53 metas, o MinC pretende estimular gestores públicos estaduais, municipais e do Distrito Federal; cidadãos; artistas; representantes de culturas tradicionais e populares; produtores e consumidores da cultura; para que possam se reconhecer nas metas e saber como contribuir com cada uma delas.
O PNC foi escrito por milhares de mãos, por meio de diferentes instâncias e espaços de experimentação e participação. É um plano que reflete o esforço coletivo para assegurar o total exercício dos direitos culturais dos brasileiros e das brasileiras de todas as situações econômicas, localizações, origens étnicas e faixas etárias.
Dimensões
O Plano se estrutura em três dimensões complementares: a cultura como expressão simbólica; como direito de cidadania; e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Essas dimensões, por sua vez, desdobram-se nas metas.
As metas do PNC deverão ser cumpridas até 2020 e concretizam as demandas expressas nas 275 ações do Plano, as quais representam os anseios de milhares de brasileiros e brasileiras, reunidos em múltiplas conferências e fóruns realizados por todo o país desde 2003.
O alcance dessas metas depende da apropriação federativa, ou seja, da participação dos estados e municípios, que devem também criar seus planos de cultura e dar concretude ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

6ª Primavera de Museus: lançado o guia da programação

Já está disponível no site do Ibram o Guia da Programação da 6ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 24 e 30 de setembro. Mais de 800 museus e outras instituições culturais têm participação confirmada na temporada, que este ano traz como tema “A Função Social dos Museus”. Veja aqui.
Com mais de 2.400 eventos em 364 municípios, a programação atinge todos os estados e o Distrito Federal. Pela primeira vez, também participará da iniciativa uma instituição de outro país: o Museo Etnolóxico, de Ribadavia (província de Ourense), na Espanha.
Outra novidade na edição deste ano é uma parceria firmada pelo Ibram com o MetrôRio que vai garantir desconto na entrada de dez museus para usuários do cartão pré-pago e funcionários da empresa. Do dia 1º a 23 de setembro, os descontos serão de 50% e do dia 24 a 30 de setembro, semana da Primavera dos Museus, os descontos serão de 100%. O MetrôRio também vai indicar a visitação de 13 museus gratuitos próximos a estações.
Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos da atualidade através de eventos como exposições, seminários, oficinas e palestras, entre outros.
O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE

O Clube Leituidade  da cidade de Major Sales-RN com o apóio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou hoje dia 22 de agosto uma tarde diferente em comemoração ao Dia do Folclore com a participação do Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar e o Grupo de Idosos Alegria de Viver com :  músicas, histórias, adivinhações, provérbios, cantigas de rodas, brincadeiras, rimas, crendices, supertições, encerrando com um desfile de personagens folclóricas pelas crianças do Pontinho de Culrura.
Foi uma tarde bastante divertida com a integração de crianças e pessoas da terceira idade .

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

COMUNICADO



 

COMUNICADO IMPORTANTE

 

Atenção: Você que mora no município de Major Sales e já completou 12 anos de idade ou mais e ainda não tem documentos pessoais não perca essa oportunidade o PROGRAMA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO vai está em nosso município quinta e sexta feira próxima (09 e 10 de agosto de 2012. A ação se dá por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.


RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS QUE SERÃO EMITIDOS:

 

1- Certidões de Nascimento e Casamento;
2- Carteira de Identidade;
3- Carteira de Trabalho;
4- CPF;
5- Inscrição Previdenciária.

REQUISITOS: O PÚBLICO PRIORITÁRIO é a MULHER TRABALHADORA RURAL. No entanto, também os seus familiares podem participar da ação.

1.    Certidões de Nascimento e Casamento (órgão emissor – Cartório de Registro Civil de Major Sales): serão emitidas segundas vias da Certidão de Nascimento, e também de Casamento para as pessoas que são registradas no Cartório Único de Major Sales.
2.    Carteira de Identidade (órgão emissor – ITEP): serão emitidas primeiras e segundas vias, sendo que a primeira via é entregue na hora. A segunda via é entregue em cerca de 40 a 50 dias. Podem tirar a Carteira de Identidade mulheres e homens a partir dos 12 anos de idade. É preciso levar Certidão de Nascimento ou de Casamento ORIGINAL; se for o caso de 2ª via, é necessário levar, além de um dos documentos já mencionados, a carteira antiga ou pelo menos o seu número.
3.      Carteira de Trabalho (órgão emissor – MTE/SEJUC): serão emitidas primeiras e segundas vias, e serão entregues em cerca de 30 dias. Podem tirar a Carteira de Trabalho mulheres e homens a partir dos 14 anos de idade. É preciso estar com CPF (quem não tem faz na hora), a Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou de Casamento ORIGINAL ou cópia autenticada em cartório; se for titular da Bolsa Família, levar o cartão; se for o caso de 2ª via, é necessário levar, além de um dos documentos já mencionados, a carteira antiga ou pelo menos o seu número e a série, mais o Boletim de Ocorrência, se for caso de perda ou roubo do documento.
4.      CPF (órgão emissor – SEJUC/Receita Federal): serão emitidas APENAS PRIMEIRAS VIAS impressas em papel e entregues na hora. Podem tirar o CPF mulheres e homens a partir dos 12 anos (se tiver acima de 18 anos tem que levar o Título de Eleitor/a).
5.      Inscrição Previdenciária (órgão emissor – INSS): Podem realizar a Inscrição no INSS, como seguradas/os especiais, mulheres e homens a partir dos 16 anos de idade, desde que exercem a atividade da agricultura ou da pesca.
6. Fotografias: serão feitas no local da ação. Para as pessoas que vão fazer Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho.

A ação acontecerá de 8 às 17h (oito da manhã às cinco da tarde) na quinta e sexta feira (dias 09 e 10 de agosto de 2012) no Telecentro Comunitário localizado a Rua Antonio José da Rocha – centro de Major Sales/RN. A mesma será realizada com apoio da Prefeitura Municipal através das secretarias municipais de Assistência Social, Agricultura, CRAS, SINDICATO e EMATER.
OBS. LEVAR TODOS OS DOCUMENTOS ORIGINAIS QUE TIVER EM CASA

Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes - Prefeita

domingo, 5 de agosto de 2012

IRMÃ LÚCIA DE FÁTIMA DESCREVE A VISÃO DO INFERNO





Em Fátima, a Santa Virgem disse às três crianças videntes que muitas almas vão para o inferno porque não têm ninguém que reze ou faça sacrifícios por elas. Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia descreve a visão do inferno que Nossa Senhora mostrou às três crianças em Fátima:
“Abriu de novo as mãos, como nos dois meses passados. O reflexo pareceu penetrar a terra, e vimos como que um mar de fogo. Mergulhados nesse fogo, os demónios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faúlhas nos grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero, que horrorizava e fazia estremecer de pavor. (Devia ter sido ao deparar com esta vista, que dei esse “ai!”, que dizem ter-me ouvido).
Os demónios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa. Essa visão só durou um momento, graças à nossa bondosa Mãe do Céu, que na primeira aparição tinha prometido levar-nos para o Céu. Sem isso, acho que teriamos morrido de terror e de medo.”

MUSEU DE CERA DE FÁTIMA



Museu de Cera de Fátima
Património, Tradição e Cultura | Museus
O Museu de Cera de Fátima retrata, nas suas 31 cenas, toda a história de Fátima, com 112 figuras de cera devidamente enquadradas no décor e na etnografia da época das aparições, o ano de 1917. No início de 2003, o Museu foi objecto de intervenção, com a requalificação das figuras, introdução de novas tecnologias de iluminação em fibra óptica e efeitos especiais. Foi também acrescentado um novo espaço para exposições temporárias e uma área comercial.