sexta-feira, 6 de julho de 2012

Associação cultural lança livro "Profetas do Tempo" em Major Sales‏

Baixe attachment.JPG (155,3 KB)
Baixar
 
Associação cultural lança livro “Profetas do Tempo” em Major Sales
Projeto recebeu recursos oriundos do Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES 2011
         Natal (RN), XX de Julho de 2012 – Um livro que reúne estórias populares sobre as profecias de chuva ou estiagem no campo. Assim é o livro “Profetas do Tempo”, uma coleção dos poemas, cordéis e ditos populares que falam das superstições e crenças de um povo que sobrevive da agricultura. A Associação Comunitária Sócio-Cultural de Major Sales, idealizadora do livro, realiza o lançamento nesta sexta-feira (06/07), às 15h, no Grupo de Idosos Alegria de Viver, em Major Sales (RN), e  no dia 14 de Julho no Polo Presencial de Marcelino Vieira - UAB (Universidade Aberta do Brasil).         
 
            Contemplado pelo Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES - Edição 2011, a publicação é o resultado de pesquisas realizadas na região com pessoas acima de sessenta anos, sobre as profecias e adivinhações populares acerca das condições de clima para o ano. As previsões de estiagem ou chuva se juntam ao conhecimento científico para promover a perpetuação da cultura popular e uma melhor convivência com o sertão do semi-árido nordestino. São lendas, trovas, poesias de cordel. Estórias que fazem parte da tradição local, repassadas através de gerações.
 De acordo com a organizadora do livro, Maria Fernandes de Carlos Oliveira, o registro se insere como uma forma de preservação da cultura e sabedoria do homem do campo. “Saber como os animais de pelo e pena, os insetos, os movimentos da lua e do sol podem nos dizer se o ano seguinte será de estiagem ou de chuva. Com esses contos, o projeto pretende resgatar e perpetuar um patrimônio imaterial de nossa região”, conta Maria Carlos.
 A Associação, responsável pelo Ponto de Cultura Tear Cultural, desenvolve também diversos projetos culturais, tais como oficinas de rei de congo, “Cinema de Canto em Canto”, literatura de cordel e organização do concurso de caboclos, festividade tradicional de Major Sales.
O lançamento do livro está previsto para acontecer em mais quatro municípios norte-rio-grandense, entre eles Pau dos Ferros, Alexandria, Marcelino Vieira e Luís Gomes, e será distribuído gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas do estado.
 
Maria Fernandes de Carlos Oliveira, coordenadora - (84) 9150-3928
Mericiana de Paiva Oliveira
Assistente de Comunicação, Propaganda e Cultura - Banco do Nordeste
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário