terça-feira, 31 de julho de 2012

CASA ONDE VIVEU OS PASTORINHOS FRANCISCO E JACINTA

Em Fátima- Portugal, a casa onde viveu Francisco e Jacinta Marto e o muro de pedras onde tiraram a famosa foto em outubro de 1917.
Eles foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 13 de maio de 2000.

PASTORINHOS DE FÁTIMA- PORTUGAL

Pastorinhos de Fátima

.
Os Pastorinhos de Fátima (também chamados de Os Três Pastorinhos) foram as três crianças portuguesas que viveram e testemunharam as chamadas aparições de Fátima, ocorridas entre 1916 e 1917, na Cova da Iria.
Os seus nomes eram:
Os pastorinhos tiveram durante o ano de 1916, três aparições de um Anjo, identificado como Anjo da Paz ou Anjo de Portugal. O relato destas aparições permaneceu em segredo até 1937, até Lúcia as divulgar, pela primeira vez, na designada obra Memórias da Irmã Lúcia I. A narração é mais completa dos restantes acontecimentos e o texto definitivo das orações do anjo foi, posteriormente, publicado na obra Memórias da Irmã Lúcia II, escrito em 1941.
Em 1917, as crianças assistiram a seis aparições de Nossa Senhora, entre 13 de Maio e 13 de Outubr

CASA DA VIDENTE LÚCIA
Local onde viveu a vidente Lucia, uma das três pastorinhas de Fátima.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Pontinho de Cultura, Deixe a Criança Brincar, Chega a Comunidade Rural.



A Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales – Ponto de Cultura Tear Cultural – Presidida Pela Produtora Cultural, a Profª. Maria Carlos estabeleceu parceria com a Associação Laura Maria da Conceição e a Escola Mun. Tonheira Germano, para realização de ações itinerante do Pontinho de Cultura, Deixe a Criança Brincar, que acontecerá todas as sexta feira na comunidade de Fazenda Nova – Major Sales/RN.
A referida ação teve inicio hoje dia 13 de julho de 2012.
Veja as Fotos: 

Noticia: Fotos do lançamento do livro Profetas do Tempo‏


A Produtora Cultural, presidente do ponto de Cultura Tear Cultural, Maria Carlos, realizou o lançamento  livro Profetas do tempo no PROJOVEM e no Grupo de Idosos Alegria de Viver em Major Sales, veja as fotos:
 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

6ª Primavera dos Museus

6ª Primavera dos Museus

Instituições museais poderão se inscrever até 10 de agosto em evento do Ibram/MinC
Brasília – O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) abriu o período de inscrições para a 6ª edição do Primavera dos Museus, que terá como tema ‘A Função Social dos Museus’.
O evento acontece entre os dias 24 e 30 de setembro. As inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto.
Após a inscrição, as instituições assumem a responsabilidade da sua realização. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Primavera por meio de um guia virtual a ser publicado na página da instituição.
Realizada sempre no início da estação das flores em uma analogia com o ‘desabrochar’ dos museus, o evento tem como objetivo sensibilizar as instituições e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, o mesmo que ocorre na Semana Nacional de Museus.
Nas cinco edições anteriores, a Primavera dos Museus ofereceu mais de 5 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país.
Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados.
Em 2011, durante a 5ª edição foram promovidas 1.779 atividades, totalizando a participação de 310 cidades de todas as regiões brasileiras.
O tema da 6ª edição é uma homenagem aos 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972, quando houve a ampliação do conceito de museu.

domingo, 8 de julho de 2012

PROCISSÃO DAS VELAS EM FÁTIMA- PORTUGAL

Todas as noites os peregrinos se reunem no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, para a procissão das velas, onde Nossa Senhora derrama muitas bençâos.
Debaixo de chuva e com o frio imenso que faz em Fátima, mesmo assim os fies acompanham a procissão com velas acesas, cantando e orando com muita fé.


História das Aparições




http://www.fatima.pt/pic/1310_ns_4061c35751f75.jpgA 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.
Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco.
A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.
Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a "Senhora do Rosário" e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. 

 Local das apararições de Nossa Senhora de Fátima


FÁTIMA- PORTUGAL


Fátima
A fama de Fátima como local de peregrinação transformou esta cidade num dos destinos mais procurados de Portugal, atraindo milhares de peregrinos e visitantes curiosos todos os anos.

Situada a norte de Lisboa, perto da cidade de
Leiria, Fátima é um dos centros religiosos mais estimados do mundo, onde os três pastorinhos alegadamente testemunharam a aparição de Nossa Senhora, a 13 de Maio de 1917.

Reza a lenda que “uma senhora mais brilhante que o Sol” surgiu perante as três crianças, alertando-as da importância de rezar e dizendo-lhes que iria aparecer novamente naquela mesma data e hora durante cinco meses consecutivos. Terá também prometido revelar a sua identidade e realizar um milagre no dia da sua última aparição.

Nos meses seguintes, Nossa Senhora revelou três profecias às crianças. No dia 13 de Outubro, na hora indicada, cerca de 70 000 pessoas reuniram-se para assistir à última aparição. À medida que as pessoas oravam, Nossa Senhora apareceu e realizou aquele que ficou conhecido por “Milagre do Sol”: o Sol começou a girar velozmente como uma bola de fogo e a chuva intensa que até então tinha caído cessou e as roupas das pessoas ficaram milagrosamente secas.

A época mais indicada para visitar Fátima é durante os dias das peregrinações, a 13 de Maio e de Outubro, altura em que os peregrinos enchem as ruas, ansiosos por cumprir as promessas feitas a Nossa Senhora ou por viver o ambiente espiritual único sentido nestas ocasiões.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Associação cultural lança livro "Profetas do Tempo" em Major Sales‏

Baixe attachment.JPG (155,3 KB)
Baixar
 
Associação cultural lança livro “Profetas do Tempo” em Major Sales
Projeto recebeu recursos oriundos do Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES 2011
         Natal (RN), XX de Julho de 2012 – Um livro que reúne estórias populares sobre as profecias de chuva ou estiagem no campo. Assim é o livro “Profetas do Tempo”, uma coleção dos poemas, cordéis e ditos populares que falam das superstições e crenças de um povo que sobrevive da agricultura. A Associação Comunitária Sócio-Cultural de Major Sales, idealizadora do livro, realiza o lançamento nesta sexta-feira (06/07), às 15h, no Grupo de Idosos Alegria de Viver, em Major Sales (RN), e  no dia 14 de Julho no Polo Presencial de Marcelino Vieira - UAB (Universidade Aberta do Brasil).         
 
            Contemplado pelo Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES - Edição 2011, a publicação é o resultado de pesquisas realizadas na região com pessoas acima de sessenta anos, sobre as profecias e adivinhações populares acerca das condições de clima para o ano. As previsões de estiagem ou chuva se juntam ao conhecimento científico para promover a perpetuação da cultura popular e uma melhor convivência com o sertão do semi-árido nordestino. São lendas, trovas, poesias de cordel. Estórias que fazem parte da tradição local, repassadas através de gerações.
 De acordo com a organizadora do livro, Maria Fernandes de Carlos Oliveira, o registro se insere como uma forma de preservação da cultura e sabedoria do homem do campo. “Saber como os animais de pelo e pena, os insetos, os movimentos da lua e do sol podem nos dizer se o ano seguinte será de estiagem ou de chuva. Com esses contos, o projeto pretende resgatar e perpetuar um patrimônio imaterial de nossa região”, conta Maria Carlos.
 A Associação, responsável pelo Ponto de Cultura Tear Cultural, desenvolve também diversos projetos culturais, tais como oficinas de rei de congo, “Cinema de Canto em Canto”, literatura de cordel e organização do concurso de caboclos, festividade tradicional de Major Sales.
O lançamento do livro está previsto para acontecer em mais quatro municípios norte-rio-grandense, entre eles Pau dos Ferros, Alexandria, Marcelino Vieira e Luís Gomes, e será distribuído gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas do estado.
 
Maria Fernandes de Carlos Oliveira, coordenadora - (84) 9150-3928
Mericiana de Paiva Oliveira
Assistente de Comunicação, Propaganda e Cultura - Banco do Nordeste
 
 


quinta-feira, 5 de julho de 2012

NOVAS INSTALAÇÕES DO PONTINHO DE CULTURA

O Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar funciona em novas instalações à rua Francisco Alexanadre Sobrinho no bairro Bela Vista dando continuidade as atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes do município de Major Sales.
O Pontinho de Cultura é um espaço de leitura e brincadeiras lúdicas visando contribuir para inclusão social de crianças e adolescentes.
Conta com um  acervo de livros de literatura infantil  e vários brinquedos lúdicos que chama à atenção das crianças e contribue para efetivação do direito da criança de brincar, diverti-se, se expressar e formar opiniões através de vivências de histórias, recitações, contação de histórias, roda de leitura,  cantigas de rodas , dramatizações e brincadeiras.
Horário de Funcionamento:
Sexta e Sábado   Manhã- 7:30h   às 11:00h                  Tarde-  13:30h   às 17:00h

Domingo- 8:00h  às 11:00h

Todas as crianças do município podem participarem, inclusive da zona rural.
Os coordenadores aguardam com muito carinho.