segunda-feira, 25 de junho de 2012

Comemoração Junina no Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar

A Secretaria Municipal de Cultura do Município de Major Sales-RN, realizou sábado dia 23 no Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar uma tarde diferente com: jogos, brincadeiras, músicas, danças , gincana e uma quadrilha em comemoração as festividades juninas.
As crianças ficaram felizes e se divertiram bastante, sem falar nas guloseimas que as deixaram mais satisfeitas e entusiasmadas.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

MUSEU DE CULTURA SERTANEJA

Foi inaugurado deia 15 de junho, sexta feira na cidade de Pau dos Ferros, o Museu de Cultura Sertanejo do Campus avançado Profª Maria Elisa de A.. Maia- CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.
O Museu é uma iniciativa de valorização e preservação da memória e do patrimônio histórico cultural do sertão nordetisno, através  de ações que viabilizem o conhecimento e a divulgação dos bens materiais e imateriais característico deste patrimônio.
Tem como objetivos promover a preservação do patrimônio cultural do sertão e propiciar a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão  na área de arte visual e museografia no CAMEAM-UERN e em todas as regiões do alto oeste potiguar.

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Sexta feira dia 15, foi comemorado no Clube de idosos Alegria de Viver na cidade de Major Sales-RN, o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o qual foi instituido em 2006 pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data, segundo a Secretaraia Especial de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, é criar uma conscientização mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de ao mesmo tempo disseminar a idéia de não aceita-la como normal.
Participaram da comemoração Agentes Comunitário de Saúde, Secretaria de Cultura, idosos e pessoas da comunidade.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

VIDEO DAS EMPREGUETES DE MAJOR SALES PASSOU NA NOVELA DA GLOBO

Como havia anunciado ontem, o vídeo das Empreguetes de Major Sales foi um dos selecionados na Novela Cheias de Charme da Rede Globo, passando hoje na novela .
Quem assistiu teve a oportunidade de ver e calar a boca de muita gente que achava que isso seria impossível.
Major Sales é mesmo uma cidade abençoada por Deus, até mesmo as pequenas coisas são valorizadas.
Parabens, as empreguetes de Major Sales.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Video das Empreguetes de Major Sales, que estam ficando famosas, convidadas para entrevistas e possívelmente aparecerem em um capítulo da novela da Rede Globo, segundo contato com a mesma hoje a tarde.
Todas as providências estão sendo tomadas para que isto aconteça. Aguardem...

domingo, 10 de junho de 2012

ALUNOS E PROFESSORES DE TENENTE ANANIAS VISITAM MAJOR SALES

A cidade de Major Sales-RN teve a honra de receber quarta feira dia 5, os alunos  da Escola Estadual Académico Mauro Abrantes e Escola Municipal Francisca Maria da cidade de Tenente Ananias juntamnete com os professores Alex e Kátia.
Eles foram recebidos pela Secretária de Cultura Fátima Morais na Prefeitura Municipal .
O objetivo da visita foi conhecer as instituições culturais do município .
Acompanhados da secretária visitaram:

- Ponto de Cultura Tear Cultural
- Biblioteca Municipal Ivi Mafaldo da Silveira
- Clube Leituidade
- Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar
- Museu Cultural Francisca Dantas de Morais
- Museu Cultural de Major Sales

sábado, 9 de junho de 2012

ENCERRAMENTO DA 10ª SEMANA DE MUSEUS

A 10ª Semana de Museus de Major Sales-RN, encerrou com chave de ouro todas as comemorações alusivas a esse evento em frente a igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Praça João André de Morais com várias apresentações culturais como:
- apresentação do grupo de cavaquinho do Peti
- Projovem Adolescente com grupos culturais homenageando o Mestre Bebé
- Grupo de idosos Alegria de Viver com uma quadrilha matuta.
- Grupo de Capoeira Berimbau de Ouro

A 10ª Semana de Museus em Major Sales esse ano foi um verdadeiro sucesso , seis dias de comemorações, muita festa e a participação da comunidade.
Parabens a coordenação do Museu Cultural, Secretaria Municipal de Cultura e a prefeita Maria Elce  que deu um verdadeiro apóio.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PALESTRA REALIZADA NA 10ª SEMANA DE MUSEUS FOI MARAVILHOSA

A palestra realizada na 10ª Semana de Museus foi maravilhosa, teve  como tema: Museus em um mundo de transformação, novos desafios , novas inspirações.
Palestrante- Graça Abrantes da cidade de Uiraúna
Locall- Clube de Idosos
Foi uma palestra muito dinâmica e participativa que agradou a todos que estavam presentes.

SABORES DA SAUDADES

A festa Sabores da Saudade  realizada em frente ao Museu Cultural de Major Sales fez parte da 10ª Semana de Museus.  Foi animada pelo seresteiro Ivanildo , voz e  violão fazendo um resgate das músicas do tempo passado,  tendo a  participação de várias pessoas da comunidade, principalmente da terceira idade  que cantou e se divertiu bastante relembrado a sua juventude.
Durante a festa foi servido bolo de milho, de batata e cajuina relembrando também as comidas típicas da época passada.

FILME INÁCIO GARAPA NA 10ª SEMANA DE MUSEUS

O filme Inácio Garapa o Matuto Sonhador, fez parte da programação da 10ª Semana de Museus exibido no Cine das Cavas de Major Sales, com a participação de crianças, adolescentes e  terceira idade , lotando o cinema para assistirem o filme que vem fazendo sucesso em toda nossa região.


VISITA DAS ESCOLAS AO MUSEU CULTURAL DE MAJOR SALES

Visita do Grupo de  Idosos Alegria de Viver ao Museu Francisca Dantas de Morais e ao Museu Cutural de Major Sales-RN  na  10ª  Semana de Museus

10ª SEMANA DE MUSEUS

A 10ª Semana de Museus na cidade de Major Sales-RN foi um verdadeiro sucesso, durante seis dias houve uma vasta programação que agradou ao público que participaram e a equipe organizadora  ficou bastante satisfeita e feliz pelo grande êxito.

Abertura no Clube de Idosos Alegria de Viver:
- Canto do Hino Nacional
- Karatê da Terceira Idade
- Divulgação da programação

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Município de Major Sales promoveu com sucesso o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.


 No último dia 31 de maio de 2012 o município de Major Sales promoveu o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. 

O evento realizado no Centro Cultural contou com a presença de crianças e adolescentes, a Prefeita Maria Elce, secretários, CMDCA, Conselho Tutelar, profissionais da educação, saúde, assistência social, entidades culturais e esportivas e da comunidade de Major Sales. Recebemos as representantes do UNICEF as Sras. Kátia e Cristina que atuaram como mediadoras no processo de avaliação. 

O fórum foi dividido em 3 momentos, o primeiro aberto a toda comunidade com a abertura realizada pela Presidente do CMDCA - Magna Brito, logo após a fala da Prefeita Maria Elce que enalteceu a importância de promover ações voltadas para criança e o adolescente e firmar o compromisso de continuar lutando pela garantia dos direitos para este público de tamanha importância.

A Prefeita também destacou a participação do município de Major Sales na I Mostra Internacional das Semanas do Bebê em Canela/RS, além de se comprometer em enviar para Câmara de Vereadores os projetos de lei para instituir a Semana do Bebê no calendário de eventos do município e a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Também falaram a articuladora do Selo UNICEF no município a professora  Maria Carlos e a adolescente Vanessa participante do NUCA dando boas vindas á todos os presentes. 

Logo após a mediadora Kátia falou da emoção de estar em Major Sales e da alegria ao ver o entusiasmo e os projetos que vem sendo desenvolvido no município, visto que, durante todo o evento foi apresentada uma exposição de todas as entidades: educação através das escolas, biblioteca, da cultura com os pontinhos de cultura, museu, e os grupos culturais, da assistência social através do CRAS, PETI e Projovem, da saúde com as atividades e programas desenvolvidos, com o esporte, entre outros. Essa primeira parte foi transmitida pela 104,9 FM onde toda comunidade teve a oportunidade de assistir.

A segunda etapa do fórum foi à avaliação propriamente dita, ficando apenas as 25 pessoas a serem avaliadas. E a terceira e última etapa foram às visitas as sedes do Conselho Tutelar e do CMDCA.

E é com grande ansiedade que todos os majorsalenses aguardam o resultado final da Edição 2009 - 2012 do Selo UNICEF.