quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SÍTIO FAZENDA NOVA: INTERNET BANDA LARGA CHEGA A COMUNIDADE RURAL‏

A escola do campo do município de Major Sales/RN, recebeu instalação da Internet Banda Larga no laboratório de Informática do Programa Proinfo/MEC.
A Secretaria Municipal de Educação de Major Sales/RN, junto ao Programa Escola Ativa visa a valorização do profissional da educação do campo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das classes multisseriadas. Essa iniciativa, traz benefícios para a comunidade do campo, as aulas serão ainda mais dinâmicas e prazerosas  é mais uma ferramenta pedagógica para melhoria do processo de ensino-aprendizagem.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

FESTA DOS FORMANDOS DO ABC

O Blog Terra da Cultura parabeniza a diretora Vânia, professores e demais funcionários do Centro Educacional Infantil São João Batista pela bonita festa dos Formandos do ABC, realizada dia 16 de dezembro.
Foi uma festa bonita, bem organizada que deixou todos que estavam presentes encantados.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FORMAÇÃO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC

Aconteceu no Cine das Cavas a Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade- PELC, referente ao Módulo de Avaliação, promovido pela Prefeitura Municipal de Major Sales realizado no período de 16 à 17 de dezembro de 2011, com carga horária de 16 horas.
A formação foi ministrada pelo formador do Programa esporte e Lazer da Cidade Prof. Ms. José Nildo Alves Caú do recife- Pe.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Encerramento do Ano Letivo do Centro Educacional Infantil São João Batista

O Centro Educacional Infantil São João Batista, encerrou dia 09 o ano letivo com uma programação recheada de novidades.
Vários grupos de crianças,se apresentaram com homenagens alusivas as festas natalinas e a culminância do projeto  à Família no Ambiente Escolar.
O Museu Cultural de Major Sales, o Pontinho de Cultura Paixão de Ler Prazer de Brincar e a Biblioteca Municipal Ivi Mafaldo da Silveira, encerraram as festividades com a peça Dona Baratinha.

sábado, 10 de dezembro de 2011

QUMRAM - JERUSALÉM

Em Qumram foram encontrados os manuscritos do Mar Morto, os livros sagrados, as mais antigas cópias do Velho Testamento que prova que a Bíblia que nós conhecemos hoje, é quase identica a que era estudada a volta do tempo de Jesus Cristo.
Os manuscritos foram achados nas montanhas.
Antes de ler a palavra de Deus, eles se purificaram.
Em Qumram além das montanhas, dos utencílios e vestuários,  podemos observar várias fontes de purificação, a maior foi onde São Joao Batista foi batizado.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O MAR MORTO

A 400 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto,é o ponto mais baixo na superfície da terra. Chamado no Velho Testamento, o Mar do Sal.
O lago tem 76 km de extensão e 430 metros de profundidade. Com elevada pressão durante todo o ano, o mar evapora muito rapidamente., embora seja alimentado pelo Rio Jordão. A evaporação é tanta que o Mar Morto tem um conteúdo de mais de 30º/º de sal mais do que 10 vezes a salinidade do Mar Mediterrâneo.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RIO JORDÃO

É um dos rios mais conhecidos do mundo. É o maior rio de Israel, tem 250 kms de comprimento.
É sagrado na tradição judaica e cristã.
Foi um tema de conflito entre Israel e seus países vizinhos Síria e Jordânia , por ser um curso de água que Jesus foi batizado por seu primo São João Batista . Nele também fizemos a nossa renovação  do batismo tendo como madrina Clementina Fernandes da cidade de Uiraúna-PB.


CAFARNAUM- ISRAEL

Rejeitado na sua própria cidade de Nazaré Jesus se mudou para Cafarnaum , a qual ela chama de sua cidade porque foi mais aceito, as pessoas acreditavam Nele.
Diversos acontecimentos na vida de Jesus aconteceram em Cafarnaum, como: a chamada dos discípulos,  a cura da sogra de Pedro , de outros doentes, ressucitação de um menino, etc.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

TABGHA- A IGREJA DA MULTIPLICAÇÃO

-Tabgha, localizado ao norte do Vale do Ginosar, na costa do Mar da Galiléia.
As margens do Mar da Galiléia foram testemunhas de muitos dos grandes episódios do ministério de Jesus.
Em Tabgha encontra-se  igreja  dedicada ao milagre da multiplicação dos pães  e dos peixes, relatado no evangelho como o milagre da alimentação de cinco mil pessoas.
Foi o lugar onde Jesus alimentou o povo com os cinco pães  e os dois peixes.
É um dos lugarres mais sagrados para os cristãos.
Na igreja foi  construido um altar em cima da pedra onde Jesus pôs o pão.

Processos Tradicionais de agricultura na Judéia Antiga

Apesar dos enormes progressos que fez a tecnologia agrícola, os processos tradicionais ainda predominam em muitas partes da Terra Santa. Isto resulta num quadro de vida rural muito semelhante hoje ao que era no tempo de Jesus.
O trigo, a cevada e o pão são mencionados em todos os livros da Bíblia.
Outra colheita que vem dos tempos antigos é a da azeitona.

MONTE DAS BEM- AVENTURANÇAS

O Monte das Bem-Aventurança é uma colina rodeadas de árvores.
Este é o local onde Jesus pronunciou o Sermão da Montanha.
Jesus ensinava os discípulos, as multidões a forma de rezarem.
Num cume sobranceiro ao Mar da Galiléia , a igreja com cúpula lembra aos visitantes as oito bem-aventuranças de Jesus.